segunda-feira, 4 de maio de 2015

Aula 6/revisão

Iniciamos á aula com as discussões sobre as questões da atividade anterior, debatendo conceitos de discurso indireto livre e discurso direto livre, ambos são formas híbridas. Antes da gente trabalhar com  relação texto - imagem, tivemos uma breve revisão do que vimos, começando por quem é o autor no texto/sujeito do texto que não é aquele que assina o texto (jornalista, folha de S.Paulo e etc) mas sim o posicionamento social que o autor ocupa ao escrever sobre determinado assunto. E na reportagem que vimos, percebi-se que o autor no texto,a folha de S.Paulo, está fazendo um papel crítico contra o PT. Também estudamos várias perspectivas de estudarmos á leitura e á escrita, que sabemos que ler e escrever não é decodificar o texto e sim uma prática social, buscando sempre ampliar o contexto geral. E dessas perspectivas adotamos o multiletramentos que inclui novas semioses(linguagens) e diversidade cultural e a linguagem como prática social não é só comunicar mas é  também interação,ação/reação e construção de identidade(posicionamento do individuo diante de um certo tema). Sobre a relação texto-imagem o sentindo está sempre inconcluso (aberto á outras opiniões,pontos de vista) e é con construído pelo criador(eu) e o contemplador (tu) também constrói, o assunto também interferi muito no sentido, pois se você muda o assunto sua relação com alguém muda também.Existem elementos que ajudam na construção do sentido do texto: a materialidade do texto ( linguagem verbal, cores,sons, participantes), o contexto extraverbais que são as informações que nao se encontram no texto (contexto mais amplo), o presumido, e a entoação expressiva que é um conteúdo avaliativo (ideologia do texto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário